terça-feira, 29 de outubro de 2013

Folclore - Mitos e Lendas

Mitos e Lendas, personagens que povoam histórias e nosso imaginário. Associando animação a  literatura de cordel trabalhamos, este ano, as histórias conhecidas e adoradas pelas crianças.
Com as turmas da EI ao 5° ano trabalhamos o que é literatura de cordel, de acordo com faixa etária. A história narrada em versos desperta o interesse dos pequenos, atraídos pelas rimas, associando-as aos desenhos produzidos pela Multi Rio mostramos as versões de uma história. Iara, Curupira, Saci e Matinta Pereira fizeram parte deste trabalho, juntamente com o autor Mário Bag e seus livros "Papa Figo" e "13 Lendas". 









Outras histórias em cordel encontradas nestes livros fizeram parte deste trabalho.









Continuem conosco, acompanhando este trabalho!


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Família uma ideia genial de Deus!

Se "cativar é preciso",  a família ocupa um papel fundamental em nossa vida. Toda família tem o seu valor, seja bem estruturada ou com dificuldades. Na verdade ela é um espaço de convivência e aprendizagem. Podemos aprender com outras pessoas valores e experiências que nos ajudem viver melhor em família.
Prosseguindo a temática do PPP e discutindo com nossos alunos a família e suas mil possibilidades de composição, iniciamos o assunto com a história "As Famílias do Mundinho" da autora Ingrid B. Bellinghausen. O texto proporciona uma reflexão sobre os vários tipos de família que encontramos na sociedade e sobre a forma como podemos conviver.

Como atividade fizemos a dobradura da Casa e cada aluno desenhou sua família dentro, escreveram os nomes dos membros e as turmas do 2° ao 5° ano fizeram frases ou um pequeno texto falando de seus sentimentos relativos a sua família. Todas as turmas, da EI ao 5° ano, participaram da atividade que mexeu com as emoções.  






Caros leitores esta é mais uma experiência de trabalho que deu bom resultado. Tenho tido dificuldades de fazer postagens, pois são muitas as atividades, mas busco manter este espaço compartilhando experiências, divulgando nosso trabalho e deixando um registro. Até a próxima!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cantinho da Leitura - Edição 2013

O Cantinho da leitura foi uma idéia que pegou e as crianças sentem falta. No corredor da escola ler um livro no horário do recreio é sempre uma boa idéia.







Menina Não Entra.

A história "Menina Não Entra" nos proporcionou a possibilidade de darmos continuidade ao projeto Cativar é Preciso, trabalhando a idéia que meninos e meninas podem brincar juntos e futebol também é coisa de menina. Desenvolvemos com as turmas de 2º e 3º ano as atividades propostas pelo livro, que reforçam o aprendizado da leitura e da escrita. Os alunos gostaram da atividade.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Trabalhando as Atitudes

Entre cartas e o desenvolvimento de Boas Atitudes, prosseguimos nosso projeto trabalhando com os alunos da EI e 1º ano a questão do egoismo, com a história "É meu!" da autora Telma Guimarães. O texto simples e objetivo para leitores iniciantes, propõe uma reflexão: mostrar e emprestar nossos brinquedos aos colegas, partilhá-los nas brincadeiras. 
Junto a essa mensagem discutimos o cuidado que devemos ter com nossos brinquedos  e os do colega. Ter cuidado com o que nos é emprestado.
Fizemos com os alunos algumas as atividades propostas no encarte que acompanha o livro. Desenhamos a personagem principal e a ajudamos a encontrar o caminho dos brinquedos. 

Os pequenos entenderam a mensagem!

O Carteiro Chegou

Seguindo o proposto no PPP da UE e no Projeto de Incentivo à Leitura - "Cativar é Preciso" iniciamos o trabalho com cartas no sub projeto Correios em março de 2013.
Trabalhamos com a história "O Carteiro Chegou" de Jane e Allan Ahlbergl, que traz uma diversidade de textos enviados por correspondência. 


Aproveitamos a Páscoa para promover a torca de cartas entre os alunos com mensagens da EI ao 5º ano, dentro da própria turma. Posteriormente trocaremos entre as turmas.
Na EI e 1º ano contei a história de forma resumida, mostrando as gravuras e os tipos de carta. Desenhamos e pintamos motivos de Páscoa, dobramos em forma de carta, depositamos na caixa de correio para entregar na semana seguinte. 







No 2º e 3º anos li a história e destaquei as correspondências. 
Com as turmas do 4º e 5º anos solicitei a participação dos alunos na leitura dos tipos de correspondências contidos no livro. Pintamos o cartão da Páscoa, escrevemos mensagem e depositamos na caixa do correio para entregar na semana seguinte.




Os alunos participaram com satisfação e ficaram na expectativa de receber a correspondência na semana seguinte, que foi entregue por um aluno da turma vestido de carteiro. 






Na primeira experiência eles enviaram para o colega que desejassem. Na segunda vez sorteei entre os colegas da turma para que todos enviassem e recebessem correspondência.

Amigos leitores, demorei a adiconar novas postagens por problemas com a conxão. continuem nos visitando!