A história da "Aranha Dailili" contribuiu com o aprendizado destes pequenos leitores. Nas turmas de 1º ano aproveitamos para ajudar a alfabetização fixando letras e nas turmas de 2º e 3º anos aproveitamos as palavras da história e letras para descobrir novas palavras e escrever na teia, que cada aluno recebeu. Fizemos um cartaz e um livrinho com a produção dos alunos.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
A arte de contar histórias
Contar histórias desenvolve o gosto pela leitura, ajuda a memória e a conhecer novas palavras e letras. As histórias também nos permitem resgatar brincadeiras populares. É o que fizemos com os livros das autoras Bia Vilella - "Quem pegou o pão da Casa do João" e Luciana Savaget - "A Aranha Dailili" com as turmas do 1º, 2º e 3º anos.
A história da "Aranha Dailili" contribuiu com o aprendizado destes pequenos leitores. Nas turmas de 1º ano aproveitamos para ajudar a alfabetização fixando letras e nas turmas de 2º e 3º anos aproveitamos as palavras da história e letras para descobrir novas palavras e escrever na teia, que cada aluno recebeu. Fizemos um cartaz e um livrinho com a produção dos alunos.
A história da "Aranha Dailili" contribuiu com o aprendizado destes pequenos leitores. Nas turmas de 1º ano aproveitamos para ajudar a alfabetização fixando letras e nas turmas de 2º e 3º anos aproveitamos as palavras da história e letras para descobrir novas palavras e escrever na teia, que cada aluno recebeu. Fizemos um cartaz e um livrinho com a produção dos alunos.
Continuando o Trabalho
Semana de 27/02 a 02/03
Contar história é uma arte que desenvolve a imaginação. Os alunos da Educação infantil ficaram vidrados nas histórias da Coleção Contos da Vovó. São elas: O Lobo Barriga Vazia, O Ogro Barba Ruiva, A Bruxa Beleza Pura. Usei fantoches de lobo e da D. Benta como apoio para contar as histórias de forma dramática a fim de envolver os pequenos leitores. Conversamos sobre as mesmas para desenvolver a memória. Foi contada uma história a cada semana e os alunos conseguiam lembrar da história da semana anterior com muitos detalhes. Também desenhamos os personagens.
Contar história é uma arte que desenvolve a imaginação. Os alunos da Educação infantil ficaram vidrados nas histórias da Coleção Contos da Vovó. São elas: O Lobo Barriga Vazia, O Ogro Barba Ruiva, A Bruxa Beleza Pura. Usei fantoches de lobo e da D. Benta como apoio para contar as histórias de forma dramática a fim de envolver os pequenos leitores. Conversamos sobre as mesmas para desenvolver a memória. Foi contada uma história a cada semana e os alunos conseguiam lembrar da história da semana anterior com muitos detalhes. Também desenhamos os personagens.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Primeiro Encontro
Semana de 13/02 a 17/02
Iniciamos as atividades do ano com a contação de histórias para as turmas do EI ao 3º ano. Entre elas: "Onde é o Botão" de Regina Siguemoto, ed. do Brasil. A narrativa propiciou conversar sobre as férias, o passeio em sítios, a utilização de recursos naturais e incentivar os alunos a escrever, pois a personagem conta em um diário os acontecimentos de suas férias. Ao final do livro encontramos uma atividade para pintar os números e descobrir qual o animalzinho de estimação da menina.
Iniciamos as atividades do ano com a contação de histórias para as turmas do EI ao 3º ano. Entre elas: "Onde é o Botão" de Regina Siguemoto, ed. do Brasil. A narrativa propiciou conversar sobre as férias, o passeio em sítios, a utilização de recursos naturais e incentivar os alunos a escrever, pois a personagem conta em um diário os acontecimentos de suas férias. Ao final do livro encontramos uma atividade para pintar os números e descobrir qual o animalzinho de estimação da menina.
Com as turmas de 4º e 5º anos iniciamos o trabalho com poesia. Lendo para os alunos, relembrando as características de um texto poético, partindo do assunto do momento - Carnaval. Usamos o livro "Aula de Carnaval e Outros Poemas", do autor Ricardo Azevedo. Começamos com o Poema "Aula de Carnaval", lido para os alunos e lido com os alunos na atividade de jogral.
A partir da poesia prosseguimos o trabalho com os alunos estudando os autores e o conceito de paródia.
Acompanhem nossas atividades!
terça-feira, 27 de março de 2012
Nosso Projeto
Amigos leitores, a finalidade deste blog é divulgar nosso trabalho de promoção da leitura. Desde 2009 estamos desenvolvendo o Projeto de Incentivo à Leitura que tem como objetivos:
ü Desenvolver o gosto pela leitura, incentivando os alunos através de atividades variadas;
ü Proporcionar ao aluno o contato com a diversidade textual;
ü Desenvolver a leitura de vários tipos de textos;
ü Desenvolver a criatividade e a escrita, incentivando a criação de pequenos textos.
Durante este tempo mantivemos relatos escritos, que não atingem a todos. Assim passamos a compartilhar nossas experiências de leitura no mundo virtual, onde todos podem acessar de qualquer lugar.
Sejam bem vindos a esta viagem!
Projeto de Incentivo à Leitura
Ano IV - 2012
Justificativa:
É através da leitura que desenvolvemos a imaginação, aprendemos palavras, enriquecemos o vocabulário, viajamos e descobrimos o mundo.
“(...) a leitura capacita o ser humano a pensar e agir com liberdade, combatendo o autoritarismo e outros “ismos” que sinalizam a reprodução das estruturas injustas da sociedade (...)” Regina Zilberman, in Multi educação – Sala de Leitura.
Ler pelo simples prazer de ler....
Desenvolvimento:
O projeto será realizado através de várias atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo pela sala de leitura, pelo professor regente na sua prática diária da sala de aula e por atividades conjuntas da Sala e leitura com o regente da turma.
As atividades contemplarão o tema do Projeto Político Pedagógico da UE: “Planeta Sustentável – Momento da ação”, com a utilização de textos falando sobre a valorização da vida e do ser humano, estimulando a preservação ambiental e a convivência fraterna, com o respeito as diferenças individuais e aos direitos do semelhante. Trabalharemos o tema envolvendo os vários tipos de texto: prosa, poesia, fábulas e os clássicos da literatura, que fornecem reflexões a cerca de nossas atitudes.
Entre as atividades desenvolvidas destacamos:
Ä Contação e leitura de histórias;
Ä Recontar histórias;
Ä Dramatizar histórias (interpretar personagens, teatro de varas ou de fantoches);
Ä Roda de leitura;
Ä Poetizando – leitura individual e coletiva de poesias, jogral e declamação;
Ä Produção de pequenos textos;
Ä Empréstimo de livros.
Ä Piquenique Literário.
Publico alvo:
Alunos da Educação Infantil ao 5º ano, professores e comunidade escolar.
Tempo de duração:
Março a novembro de 2012.
Dinamizadores:
Profª Valéria Cid – Sala de Leitura.
Colaboração:
Profª Rachel Bessa – Coordenadora Pedagógica,
Profª regentes de turma &
Direção
Assinar:
Postagens (Atom)