quinta-feira, 3 de maio de 2012

A arte de contar histórias

Contar histórias desenvolve o gosto pela leitura, ajuda a memória e a conhecer novas palavras e letras. As histórias também nos permitem resgatar brincadeiras populares. É o que fizemos com os livros das autoras Bia Vilella - "Quem pegou o pão da Casa do João" e  Luciana Savaget - "A Aranha Dailili" com as turmas do 1º, 2º e 3º anos.




A história da "Aranha Dailili" contribuiu com o aprendizado destes pequenos leitores. Nas turmas de 1º ano aproveitamos para ajudar a alfabetização fixando letras e nas turmas de 2º e 3º anos aproveitamos as palavras da história e letras para descobrir novas palavras e escrever na teia, que cada aluno recebeu. Fizemos um cartaz e um livrinho com a produção dos alunos.






Continuando o Trabalho

Semana de 27/02 a 02/03

Contar história é uma arte que desenvolve a imaginação. Os alunos da Educação infantil ficaram vidrados nas histórias da Coleção Contos da Vovó. São elas: O Lobo Barriga Vazia, O Ogro Barba Ruiva, A Bruxa Beleza Pura. Usei fantoches de lobo e da D. Benta como apoio para contar as histórias de forma dramática a fim de envolver os pequenos leitores. Conversamos sobre as mesmas para desenvolver a memória. Foi contada uma história a cada semana e os alunos conseguiam lembrar da história da semana anterior  com muitos detalhes. Também desenhamos os personagens.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Primeiro Encontro

Semana de 13/02 a 17/02

Iniciamos as atividades do ano com a contação de histórias para as turmas do EI ao 3º ano. Entre elas: "Onde é o Botão" de Regina Siguemoto, ed. do Brasil.  A narrativa propiciou conversar sobre as férias, o passeio em sítios, a utilização de recursos naturais e incentivar os alunos a escrever, pois a personagem conta em um diário os acontecimentos de suas férias. Ao final do livro encontramos uma atividade para pintar os números e descobrir qual o animalzinho de estimação da menina.



Com as turmas de 4º e 5º anos iniciamos o trabalho com poesia. Lendo para os alunos, relembrando as características de um texto poético, partindo do assunto do momento - Carnaval. Usamos o livro "Aula de Carnaval e Outros Poemas", do autor Ricardo Azevedo. Começamos com o Poema "Aula de Carnaval", lido para os alunos e lido com os alunos na atividade de jogral.


A partir da poesia prosseguimos o trabalho com os alunos estudando os autores  e o conceito de paródia.
Acompanhem nossas atividades!

terça-feira, 27 de março de 2012

Nosso Projeto


Amigos leitores, a finalidade deste blog é divulgar nosso trabalho de promoção da leitura. Desde 2009 estamos desenvolvendo o Projeto de Incentivo à Leitura que tem como objetivos:   

ü Desenvolver o gosto pela leitura, incentivando os alunos através de atividades variadas;

ü Proporcionar ao aluno o contato com a diversidade textual;

ü Desenvolver a leitura de vários tipos de textos;

ü Desenvolver a criatividade e a escrita, incentivando a criação de pequenos textos.

Durante este tempo mantivemos relatos escritos, que não atingem a todos. Assim passamos a compartilhar nossas experiências de leitura no mundo virtual, onde todos podem acessar de qualquer lugar.

Sejam bem vindos a esta viagem!
   

Projeto de Incentivo à Leitura
Ano IV - 2012

Justificativa:

            É através da leitura que desenvolvemos a imaginação, aprendemos palavras, enriquecemos o vocabulário, viajamos e descobrimos o mundo.

            “(...) a leitura capacita o ser humano a pensar e agir com liberdade, combatendo o autoritarismo e outros “ismos” que sinalizam a reprodução das estruturas injustas da sociedade (...)”  Regina Zilberman, in Multi educação – Sala de Leitura.

            Ler pelo simples prazer de ler....

Desenvolvimento:

            O projeto será realizado através de várias atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo pela sala de leitura, pelo professor regente na sua prática diária da sala de aula e por atividades conjuntas da Sala e leitura com o regente da turma.

As atividades contemplarão o tema do Projeto Político Pedagógico da UE: “Planeta Sustentável – Momento da ação”, com a utilização de textos falando sobre a valorização da vida e do ser humano, estimulando a preservação ambiental e  a convivência fraterna, com o respeito  as diferenças individuais e aos direitos do semelhante. Trabalharemos o tema envolvendo os vários tipos de texto: prosa,  poesia, fábulas e os clássicos da literatura, que fornecem reflexões a cerca de nossas atitudes.

            Entre as atividades desenvolvidas destacamos:

Ä Contação e leitura de histórias;

Ä Recontar histórias;

Ä Dramatizar histórias (interpretar personagens, teatro de varas ou de fantoches);

Ä Roda de leitura;

Ä Poetizando – leitura individual e coletiva de poesias, jogral e declamação;

Ä Produção de pequenos textos;

Ä Empréstimo de livros.

Ä Piquenique Literário.

Publico alvo:

            Alunos da Educação Infantil ao 5º ano, professores e comunidade escolar.

Tempo de duração:

            Março a novembro de 2012.

Dinamizadores:

            Profª Valéria Cid – Sala de Leitura.

Colaboração:

            Profª Rachel Bessa – Coordenadora Pedagógica,

            Profª regentes de turma &

            Direção