quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Contos e mais Contos

Continuando o trabalho com os contos, usamos o clássico  "João e Maria" recontado pela autora Telma Guimarães, livro bilingue publicado pela deitora do Brasil, com os alunos do EI ao 5º ano.


Contamos a história com emoção a todos: para o EI e 1º ano usamos avental, na demais turmas o livro e suas imagens e nas turmas de 4º e 5º ano aproveitamos para explorar parte do texto em inglês a fim de incentivar os alunos ao aprendizado do idioma. 





Conversamos, de acordo com a faixa etária de cada ano e a maturidade dos alunos, sobre a questão do abandono de crianças por suas famílias. Ouvimos os alunos e suas idéias, falamos sobre o arrependimento do pai de João e Maria em abandoná-los, se devemos dar uma nova oportunidade as pessoas. Os alunos não gostaram do pai ter abandonado os filhos. Consideraram um erro, mas concordaram com o arrependimento e entenderam que as pessoas podem se arrepender de suas atitudes e reconhecer que agiram mal.
Como atividade realizamos com as turmas de EI a confecção de balas de papel para colar na Casinha da Bruxa.










Na turma 1.301 fizemos com os alunos uma Casa de Biscoito. Cada um colou um biscoito na casa da bruxa. Usei cola quente no papel e eles colando o biscoito. Os alunos conseguiram resistir a vondade de comer os biscoitos e ao final da atividade partilhamos com todos os que não foram usados.





Nas demais turmas fizemos a dobradura da Casa de Biscoito que foi decorada pelos alunos com desenhos e colagem.





As turmas do 5º ano deixaram por escrito sua opinião sobre o tema.






Continuamos nosso trabalho de contos com outros livros da mesma autora.


Desejamos que os relatos deste blog possam contribuir com boas idéias e estimulem a criatividade e o trabalho dos leitores.
Nossos relatos serão mais esparçados, pois no momento atuamos em turma cobrindo a falta de professora licenciada. 
Aguardem a continuidade deste projeto!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Contos de Encantamentos e Paródias

O conto é uma história de ficção, menor que um romance, com poucos personagens, contada oralmente de geração em geração. Contém um ensinamento ou advertência, que aparece no final em forma de poesia. Com o passar do tempo sofreram modificações, pois como diz o ditado "Cada conto aumenta um ponto" e tudo o que é transmitido oralmente de geração em geração sofre modificações pelas pessoas que o transmitem.

Charles Perrault foi o primeiro a dar acabamento literário aos contos de fada. Tal feito conferiu-lhe o título de Pai da Literatura Infantil.

Prosseguindo nosso trabalho com as turmas do 2º ao 5º ano, trabalhamos o significado de conto, suas modificações com o passar do tempo, levando a existência de vários finais e pegamos um gancho com a paródia que nos possibilitou conhecer outras histórias inspiradas nas versões tradicionais.

A história de "Chapeuzinho Vermelho" nos permitiu iniciar este trabalho no mundo dos contos  e outras histórias. Usamos a versão original escrita por Charles Perrault, contamos a história de modo envolvente, discutimos a moral, buscando despertar as crianças para o cuidado com adultos mal intencionados. Com os mais crescidos do 4º e 5º anos conversamos sobre a pedofilia, que tem estampado os jornais e telejornais nos últimos tempos. Propomos a confecção do fantoche da Chapeuzinho usando dobradura e a escolha entre as versões conhecidas do final que os alunos mais gostaram. Não precisamos mencionar que foi o salvamento da Chapeuzinho e da vovó pelo caçador. Sem cortar a barriga do lobo.
Seguem imagens deste trabalho que não está concluído.



Fantoches de dobradura.

Final da história escolhido pelos  alunos.



Fazendo linque com o tema Paródia trabalhamos a história "Chapeuzinho Amarelo" de Chico Buarque. O texto poético encanta crianças e possibilita trabalhar a questão do "medo" que todos temos de uma coisa ou de outra.  Ele mostra que o medo está em nossa imaginação e sentimentos. Quanto mais medo temos maior ele fica. Quando decidimos enfrentá-lo seu tamanho diminui e ele fica do jeito que é.

Contamos a história, conversamos sobre o "medo",  escrevemos sobre eles e os desenhamos com os alunos do 3º ao 5º ano. Seguem as fotos dos trabalhos.

 Turmas 1.301 e 1.302



 Turma 1.401


Turmas 1.501 e 1.502 
 


Turma 1.402


Deixamos um pouco de nossos medos para trás, mas nosso trabalho continua! João e o pé de Feijão, João e Maria, Os três porquinhos e outras histórias. Até breve! 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Paródia e Poesia

Amigos leitores,  iniciamos o ano letivo trabalhando poesia com as turmas do 4° e 5° ano inspirado no livro Aula de Carnaval e outros Poemas do autor Ricardo Azevedo. Lemos, destacamos os elementos do texto poético e ilustramos o poema "Aula de Carnaval".
O livro dedicado às crianças tem textos agradáveis e divertidos que nos estimulou o trabalho.  Continuamos  com a poesia "Nossa Terra tem Palmeiras" inspirada no poema "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, que proporcionou desenvolver e explorar o conceito de paródia em várias situações.
Ilustramos ambos os textos, conversamos sobre a temática de cada um e fizemos um jogral com os alunos.



Aproveitamos a oportunidade para trabalhar os autores, destacando dados biográficos  e conversando sobre suas vidas, mostrando aos alunos que autores famosos foram crianças que descobriram a leitura, sonharam e batalharam para conquistar seus sonhos. Montamos um mural com as informações colhidas neste trabalho com dados e fotos dos autores, o conceito de paródia e os poemas ilustrado pelos alunos. 




Concluímos o tema Paródia e Poesia com um vídeo dos alunos lendo as poesias.


 
 

Histórias que falam de mães e filhos

Maio é o mês dedicado às mães e não podíamos deixar de contar uma história que falasse do desejo de ser mãe, ainda que este filho não saia do seu ventre e seja uma escolha de seu coração. "O Abraço de Antônio" com um texto poético fala desse desejo e dos filhos do coração, tão amados quanto aqueles concebidos por suas mães.
Os alunos da EI conheceram esta história que também traz o texto em braile.






sexta-feira, 25 de maio de 2012

Contando Histórias e Desenvolvendo Noções

Existem histórias que ajudam o professor a trabalhar noções de espaço, tempo, tamanho, quantidade entre outras.
A história "Dentro da Casa tem" ajuda a criança a perceber que uma coisa cabe dentro da outra, desenvolvendo a noção de espaço, tamanho, lugar e posicionamento.
Trabalhamos o texto com as turmas da EI ao 2º ano e fizemos a dobradura da Casa, que os alunos levaram para casa.


Outra história que é divertida e colabora com o desenvolvimento de noções é : "Era uma vez um lobo mau..." da autora Bia Villela.  O texto ajuda a fixar noção de opostos como claro e escuro, noite e dia, organizado e bagunçado, inimigo e amigo, mal e bem. As crianças adoram a história que com o texto poético encanta a todos, especialmente as da EI e 1º ano.





Espero que as idéias aqui divulgadas estimulem os leitores a terem outras mais. Até a próxima!