A história "Menina Não Entra" nos proporcionou a possibilidade de darmos continuidade ao projeto Cativar é Preciso, trabalhando a idéia que meninos e meninas podem brincar juntos e futebol também é coisa de menina. Desenvolvemos com as turmas de 2º e 3º ano as atividades propostas pelo livro, que reforçam o aprendizado da leitura e da escrita. Os alunos gostaram da atividade.
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Trabalhando as Atitudes
Entre cartas e o desenvolvimento de Boas Atitudes, prosseguimos nosso projeto trabalhando com os alunos da EI e 1º ano a questão do egoismo, com a história "É meu!" da autora Telma Guimarães. O texto simples e objetivo para leitores iniciantes, propõe uma reflexão: mostrar e emprestar nossos brinquedos aos colegas, partilhá-los nas brincadeiras.
Junto a essa mensagem discutimos o cuidado que devemos ter com nossos brinquedos e os do colega. Ter cuidado com o que nos é emprestado.
Fizemos com os alunos algumas as atividades propostas no encarte que acompanha o livro. Desenhamos a personagem principal e a ajudamos a encontrar o caminho dos brinquedos.
Os pequenos entenderam a mensagem!
O Carteiro Chegou
Seguindo o proposto no PPP da UE e no Projeto de Incentivo à Leitura - "Cativar é Preciso" iniciamos o trabalho com cartas no sub projeto Correios em março de 2013.
Trabalhamos com a história "O Carteiro Chegou" de Jane e Allan Ahlbergl, que traz uma diversidade de textos enviados por correspondência.
Aproveitamos a Páscoa para promover a torca de cartas entre os alunos com mensagens da EI ao 5º ano, dentro da própria turma. Posteriormente trocaremos entre as turmas.
Na EI e 1º ano contei a história de forma resumida, mostrando as gravuras e os tipos de carta. Desenhamos e pintamos motivos de Páscoa, dobramos em forma de carta, depositamos na caixa de correio para entregar na semana seguinte.
No 2º e 3º anos li a história e destaquei as correspondências.
Com as turmas do 4º e 5º anos solicitei a participação dos alunos na leitura dos tipos de correspondências contidos no livro. Pintamos o cartão da Páscoa, escrevemos mensagem e depositamos na caixa do correio para entregar na semana seguinte.
Os alunos participaram com satisfação e ficaram na expectativa de receber a correspondência na semana seguinte, que foi entregue por um aluno da turma vestido de carteiro.
Na primeira experiência eles enviaram para o colega que desejassem. Na segunda vez sorteei entre os colegas da turma para que todos enviassem e recebessem correspondência.
Amigos leitores, demorei a adiconar novas postagens por problemas com a conxão. continuem nos visitando!
Com as turmas do 4º e 5º anos solicitei a participação dos alunos na leitura dos tipos de correspondências contidos no livro. Pintamos o cartão da Páscoa, escrevemos mensagem e depositamos na caixa do correio para entregar na semana seguinte.
Os alunos participaram com satisfação e ficaram na expectativa de receber a correspondência na semana seguinte, que foi entregue por um aluno da turma vestido de carteiro.
Na primeira experiência eles enviaram para o colega que desejassem. Na segunda vez sorteei entre os colegas da turma para que todos enviassem e recebessem correspondência.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Boas Atitudes e uma convivência saudável!
Uma boa convivência se constrói a cada dia, cativando e cultivando boas atitudes.
A história "O Mundinho das Boas Atitudes" da autora Ingrid B. Bellinghausen contribuiu de modo efetivo para a construção de nosso projeto.
Contamos a história a todas as turmas, conversamos sobre o que são boas atitudes e a importância delas para nossa convivência. Destacamos o respeito aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, chamando a atenção de nossos alunos para o lugar reservado que estas pessoas têm direito no ônibus e transportes de um modo geral. Listamos as boas atitudes.
Como atividade, propomos as turmas da EI, 1º e 2º anos identificar as palavras que indicam boas atitudes e pintá-las para fazer o cartaz das boas atitudes que foi espalhado pela escola. Nas turmas de 3º ano trouxemos um texto - carta das boas atitudes - em forma de coração, para completar com as boas atitudes e para o 4º e 5º ano escrevemos a carta das boas atitudes, retirando as informações do texto proposto pela história e acrescentando outras trazidas pelos alunos. Foi um trabalho muito legal, pois os alunos participaram bem e contribuíram com opiniões. Assim buscamos a formação de boas atitudes que são lembradas a todo o instante por mim.
Quando uma situação de conflito surge pergunto sempre a eles, se está certo e quais são as boas atitudes que devemos ter. Formar bons hábitos é uma busca constante e que deve ser incansável. Precisamos acreditar e não desistir jamais!
Seguem as fotos dos trabalhos realizados.
Quem cativou meu coração?
Iniciamos o projeto "Cativar é Preciso" com o atendimento as turmas da Educação Infantil ao 5º ano no dia 18 de fevereiro de acordo com o horário destinado ao planejamento do professor regente.
Dei as boas vindas apresentando-me as turmas, conversaremos sobre as férias, falarei do projeto da escola e contei história "O Pequeno Príncipe”, inspiradora do projeto, de forma resumida, com o auxílio de fantoches, solicitando a ajuda de alunos voluntários para movimentá-los.
Conversamos sobre a história e o significado de cativar; sobre o que significa ser único. Cada um é único, pois somos individualidades construidas dia a dia, vivendo experiências variadas e únicas. Cada ser sente e absorve de formas variadas uma mesma expariência. Falamos sobre as atitudes do pequeno príncipe em relação as pessoas que encontrou, sua relação com a rosa, os laços afetivos que construiu com a raposa e o aviador, associando as pessoas que conhecemos e a forma como as tratamos. Depois propomos como atividade aos alunos desenhar “Que pessoa na vida de vocês os faz contar as horas para estar com ela?” "Quem cativou seu coração?" Além do desenho os alunos escreveram o nome da pessoa e o porquê dentro do desenho da Rosa. O EI 21 fez a silhueta do Principe.
Foi uma experiência interessante, pois tiveram dificuldade em compreender o que é cativar e quem cativou o coração deles. Falar de emoção não é fácil.
Os trabalhos dos alunos foiram colocados nos murais da escola e em cartazes pelo corredor.
Os trabalhos dos alunos foiram colocados nos murais da escola e em cartazes pelo corredor.
Seguem algumas fotos do trabalho desenvolvido.
Continuem acompanhando nossas atividades!
terça-feira, 2 de abril de 2013
Cativar é Preciso!
Amigos leitores, finalmente retomamos nossas postagens... São tantos a fazeres ....
Observando com a comunidade escolar a necessidade de trabalharmos a questão da cidadania e de valores éticos, nosso P.P.P. investirá na formação do cidadão e na melhoria da convivência social. Como não podia deixar de ser a sala de leitura embarcou em Cativar é preciso! Buscamos histórias que tragam a questão da ética, dos sentimentos e valores tão necessários a saúde da vida social. Segue nossa proposta para o ano e as postagens do trabalho desenvolvido.
Inspiramos nosso trabalho na obra "O pequeno Principe" de Antoine de saint-Exupéry, um clássico da literatura.
Objetivo:
ü Estimular e desenvolver valores éticos entre os alunos e professores, buscando melhorar a qualidade de relacionamento inter-pessoal (respeito, solidariedade, amizade, afetividade, responsabilidade, compromisso ...); trabalhando a convivência, a expressão oral e escrita;
ü Desenvolver o gosto pela leitura, incentivando os alunos através de atividades variadas;
ü Proporcionar ao aluno o contato com a diversidade textual;
ü Desenvolver a leitura de vários tipos de textos;
ü Desenvolver a criatividade e a escrita, incentivando a criação de textos.
Justificativa:
É através da leitura que desenvolvemos a imaginação, aprendemos palavras, enriquecemos o vocabulário, viajamos e descobrimos o mundo.
É através da leitura que nos conhecemos, refletimos e reconstruímos a nossa vida.
“(...) a leitura capacita o ser humano a pensar e agir com liberdade, combatendo o autoritarismo e outros “ismos” que sinalizam a reprodução das estruturas injustas da sociedade (...)” Regina Zilberman, in Multi educação – Sala de Leitura.
Ler pelo simples prazer de ler...
Desenvolvimento:
O projeto será um desdobramento do PPP da U. E., que busca trabalhar os valores da ética e convivência, estimulando e desenvolvendo a expressão escrita.
Através de histórias e textos variados desenvolveremos atividades no decorrer do ano letivo na sala de leitura e sala de aula, buscando atingir os objetivos propostos.
No desenvolvimento da expressão escrita envolvendo diversidade textual, trabalharemos o Projeto CORREIO, possibilitando a escrita de cartas, bilhetes, cartões, postais e e-mail.
Entre as atividades desenvolvidas destacamos:
Ä Contação e leitura de histórias;
Ä Recontar histórias;
Ä Dramatizar histórias (interpretar personagens, teatro de varas ou de fantoches);
Ä Roda de leitura;
Ä Poetizando – leitura individual e coletiva de poesias, jogral, declamação, escolher um verso ou poesia e enviar a um colega por carta ou e-mail, ilustrar poesias.
Ä Produção de textos para cartas falando de livros lidos, personagens favoritos e outros; Cartões de aniversário, dia das mães, Natal e Ano Novo; postais e e-mail envolvendo assuntos citados entre outros;
Ä No Projeto CORREIO estimularemos a troca de correspondências na primeira etapa entre os alunos da turma; na segunda etapa entre as turmas do mesmo turno; na terceira etapa entre os turnos (na mesma sala e outras); na quarta etapa inclusão da família no processo.
Ä Empréstimo de livros;
Ä Piquenique Literário (abril) e ou Sarau de Poesia (Setembro).
Publico alvo:
Alunos da Educação Infantil ao 5º ano, professores e comunidade escolar.
Tempo de duração:
Março a novembro de 2013.
Dinamizadores:
Profª. Valéria Cid – Sala de Leitura.
Colaboração:
Profª. Rachel Bessa – Coordenadora Pedagógica,
Profª. regentes de turma &
Direção
Acompanhem o desenrolar desta história...
Assinar:
Postagens (Atom)