Amigos leitores, finalmente retomamos nossas postagens... São tantos a fazeres ....
Observando com a comunidade escolar a necessidade de trabalharmos a questão da cidadania e de valores éticos, nosso P.P.P. investirá na formação do cidadão e na melhoria da convivência social. Como não podia deixar de ser a sala de leitura embarcou em Cativar é preciso! Buscamos histórias que tragam a questão da ética, dos sentimentos e valores tão necessários a saúde da vida social. Segue nossa proposta para o ano e as postagens do trabalho desenvolvido.
Inspiramos nosso trabalho na obra "O pequeno Principe" de Antoine de saint-Exupéry, um clássico da literatura.
Objetivo:
ü Estimular e desenvolver valores éticos entre os alunos e professores, buscando melhorar a qualidade de relacionamento inter-pessoal (respeito, solidariedade, amizade, afetividade, responsabilidade, compromisso ...); trabalhando a convivência, a expressão oral e escrita;
ü Desenvolver o gosto pela leitura, incentivando os alunos através de atividades variadas;
ü Proporcionar ao aluno o contato com a diversidade textual;
ü Desenvolver a leitura de vários tipos de textos;
ü Desenvolver a criatividade e a escrita, incentivando a criação de textos.
Justificativa:
É através da leitura que desenvolvemos a imaginação, aprendemos palavras, enriquecemos o vocabulário, viajamos e descobrimos o mundo.
É através da leitura que nos conhecemos, refletimos e reconstruímos a nossa vida.
“(...) a leitura capacita o ser humano a pensar e agir com liberdade, combatendo o autoritarismo e outros “ismos” que sinalizam a reprodução das estruturas injustas da sociedade (...)” Regina Zilberman, in Multi educação – Sala de Leitura.
Ler pelo simples prazer de ler...
Desenvolvimento:
O projeto será um desdobramento do PPP da U. E., que busca trabalhar os valores da ética e convivência, estimulando e desenvolvendo a expressão escrita.
Através de histórias e textos variados desenvolveremos atividades no decorrer do ano letivo na sala de leitura e sala de aula, buscando atingir os objetivos propostos.
No desenvolvimento da expressão escrita envolvendo diversidade textual, trabalharemos o Projeto CORREIO, possibilitando a escrita de cartas, bilhetes, cartões, postais e e-mail.
Entre as atividades desenvolvidas destacamos:
Ä Contação e leitura de histórias;
Ä Recontar histórias;
Ä Dramatizar histórias (interpretar personagens, teatro de varas ou de fantoches);
Ä Roda de leitura;
Ä Poetizando – leitura individual e coletiva de poesias, jogral, declamação, escolher um verso ou poesia e enviar a um colega por carta ou e-mail, ilustrar poesias.
Ä Produção de textos para cartas falando de livros lidos, personagens favoritos e outros; Cartões de aniversário, dia das mães, Natal e Ano Novo; postais e e-mail envolvendo assuntos citados entre outros;
Ä No Projeto CORREIO estimularemos a troca de correspondências na primeira etapa entre os alunos da turma; na segunda etapa entre as turmas do mesmo turno; na terceira etapa entre os turnos (na mesma sala e outras); na quarta etapa inclusão da família no processo.
Ä Empréstimo de livros;
Ä Piquenique Literário (abril) e ou Sarau de Poesia (Setembro).
Publico alvo:
Alunos da Educação Infantil ao 5º ano, professores e comunidade escolar.
Tempo de duração:
Março a novembro de 2013.
Dinamizadores:
Profª. Valéria Cid – Sala de Leitura.
Colaboração:
Profª. Rachel Bessa – Coordenadora Pedagógica,
Profª. regentes de turma &
Direção
Acompanhem o desenrolar desta história...
Nenhum comentário:
Postar um comentário